|
|
Formação online «Discurso de ódio e narrativas alternativas / Direitos Humanos online»No âmbito do projeto Internet Segura, com apoio da União Europeia, e dando continuidade às ações do Movimento Contra o Discurso de Ódio, tem o IPDJ vindo a implementar várias ações de formação e sensibilização, nomeadamente sobre o Discurso de ódio e narrativas alternativas/Direitos Humanos online. O discurso de ódio online tornou-se viral à escala global e constitui um dos principais problemas sociais atuais: incita à violência, destrói vidas e mina a coesão social. Além de ser muito prejudicial e ofensivo a nível pessoal, também tem um forte impacto na representação social de comunidades e grupos. Visa, especificamente, grupos marginalizados na sociedade, pessoas de grupos étnicos minoritários, ou pessoas da comunidade LGBTQ +, por exemplo. A identidade destas comunidades constitui um alvo preferencial do ódio online. Lidar com o discurso de ódio pode ser uma tarefa difícil. Ignorar, denunciar ou envolver-se? Qual deve ser a nossa mensagem, a quem se dirigir e como? À medida que os/as jovens usam cada vez mais o espaço digital, torna-se urgente aprender a lidar com o discurso de ódio e promover os direitos humanos online, através de ações educativas. É neste contexto que o IPDJ dinamiza esta ação de formação, em formato online, sessões síncronas, de 26 a 29 de novembro de 2024, em colaboração com a Amnistia Internacional Portugal.
• - Desenvolver competências (mobilizando conhecimentos, valores, atitudes, disposições e capacidades) que se traduzam em comportamentos de promoção e proteção dos Direitos Humanos; A formação irá utilizar também a plataforma online da Academia Amnistia, em ambiente Moodle. Esta formação é certificada através da Amnistia Internacional Portugal, entidade certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) na área de formação 090 - Desenvolvimento Pessoal.
No final da formação será emitido um Certificado de Formação Profissional, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os formandos que concluírem com aproveitamento, desde que cumpram os critérios mínimos de avaliação.
Jovens voluntárias/os (a partir dos 16 anos), técnicas/os de juventude, educadoras/es e ativistas em Direitos Humanos. Será dada prioridade a participantes das organizações parceiras e de outras organizações que já tenham desenvolvido ações no âmbito do combate ao Discurso de Ódio ou trabalhem na promoção dos Direitos Humanos, nomeadamente online, e que estejam em posição de colocar em prática as competências adquiridas.
Nota: é fundamental ler toda a informação sobre os requisitos da formação antes de se candidatar, para tal, aceda aqui ao pacote informativo completo sobre o curso e condições de participação que contém também o programa provisório.
|
|